terça-feira, 4 de setembro de 2018

Capelania Escolar nas Escolas de Mato Grosso do Sul


Hoje foi dia de apresentar um Projeto de Lei que autoriza o Serviço Voluntário de Capelania Escolar nas redes de ensino pública e privada de Mato Grosso do Sul.

O objetivo é reconhecer a atividade realizada em algumas unidades escolares de Campo Grande que recebem pessoas capacitadas para prestar os serviços de assistência emocional e espiritual, aconselhamento, orientações, integração entre a comunidade escolar e o fortalecimento de princípios e valores éticos e morais.

Esse serviço surgiu da necessidade de atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade nas escolas para trabalhar situações frequentemente vivenciadas e que na maioria das vezes não podem ser acompanhadas pelos professores ou pela família.

Pelo projeto, o serviço de Capelania Escolar é liberado a partir da manifestação da comunidade escolar. As atividades não são obrigatórias e não podem trazer custo às escolas. As unidades de ensino definirão o horário das atividades. Para a realização dos serviços, a proposta obriga que os capelães sejam registrados e credenciados pelo Conselho Estadual de Capelania. A capelania é reconhecida pela Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB.

O Serviço Voluntário de Capelania Escolar poderá ser exercido por representantes de todas as vertentes religiosas. O projeto proíbe qualquer tipo de preconceito religioso ou proselitismo, quando o foco é para a conversão de pessoas, assegurando a característica do estado laico.

O foco da proposta é trazer bem estar para alunos e a comunidade escolar que muitas vezes não tem amparo da família quando precisa de orientações ou quem não consegue pelo menos ser ouvido sobre suas angústias e necessidades. É uma assistência emocional e espiritual às pessoas, contribuindo para que, além de respeitarem a si próprio e aos outros, sejam verdadeiros cidadãos.

Essa é a primeira proposta de lei estadual sobre o assunto no Brasil sobre Capelania Escolar. Mato Grosso do Sul já conta com legislações específicas que reconhecem a capelania militar e hospitalar.

O serviço de começou na capital em 2016 na Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues, no bairro Mata do Jacinto, e hoje atende a Escola Municipal Eduardo Olímpio Machado, no Jardim Ouro Verde, e a Escola Estadual Riachuelo, no jardim Cabreúva. A comunidade de outras escolas estuda a implantação do projeto.

Entre os benefícios do serviço de capelania escolar estão a melhora no rendimento escolar e autoestima dos alunos, abandono dos pensamentos suicidas, combate ao bullying, conscientização e maior reflexão sobre as atitudes tomadas. Além disso, o trabalho deve ser reconhecido pelo Estado para redução da evasão escolar, melhoria da formação e das relações com professores, funcionários da escola e com a família.

Tenho convicção que essa proposta só traz benefícios para a sociedade!



Nenhum comentário:

Postar um comentário