segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Planos de saúde: VERGONHA NACIONAL !!




Os planos privados de saúde, que atendem mais de 40 milhões de brasileiros, estão longe de representar a solução para a saúde no Brasil. A procura por um convênio médico particular é cada vez maior, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que movimenta no mercado cerca de 75 bilhões de reais por ano no país.

Só para deixar claro, oito em cada dez usuários da saúde suplementar tiveram, no último ano, alguma experiência negativa com o atendimento oferecido pelos planos de saúde. Os dados integram pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) no final de julho.

De acordo com a pesquisa, as reclamações mais comuns estão relacionadas com a demora no atendimento ou fila de espera no pronto-socorro, no laboratório ou na clínica (26%). Percentual significativo dos entrevistados também relatou existir poucas opções de médicos, hospitais e laboratórios (21%) disponíveis para o atendimento de suas necessidades. Outros 14% relatam que tiveram que buscar a assistência no Sistema Único de Saúde (SUS) por conta da negação de cobertura ou restrição de atendimento do plano de saúde contratado.

Com relação ao atendimento médico, a principal queixa dos entrevistados é a dificuldade de marcar uma consulta (19%) e o descredenciamento do profissional médico procurado (18%). O excesso de burocracia foi outro ponto de reclamação dos usuários: 13% vivenciaram demora para a autorização de exames ou a liberação de guias, inclusive de internação e 12% tiveram negativa de cobertura de procedimento ou exame.

Mediante a isso, não posso me calar! Por isso, mais uma vez venho registrar o meu descontentamento com esta situação que nos encontramos. Já não bastasse ver o cenário cada vez mais caótico em diversos locais como postos de saúde, hospitais, unidades básicas de saúde da família, longas filas de espera por atendimento em corredores de prontos socorros, e agora a precarização do trabalho dos médicos provocada pela burocratização dos planos de saúde.

É notória a calamidade do nosso departamento de saúde. È visível a forma desrespeitosa como médicos e pacientes são tratados pelas operadoras de plano de saúde. O plano privado de saúde deveria garantir atendimento de qualidade e 24 horas por dia, mas infelizmente não é de hoje que o consumidor reclama esses direitos.

Como doenças e acidentes não mandam aviso, em Campo Grande, MS muita gente descobriu que nem o pagamento de plano de saúde livra o conveniado de transtornos da hora de necessidade.

Hoje, no Programa “Picarelli ComVocê”, apresentado por mim e exibido pela TV MS Record, afiliada da Rede Record, fiz questão de denunciar o impasse em plano de saúde, que possivelmente irá parar em breve na lista de reclamações do PROCON, se é que já não está.

Segundo informações que chegaram ao meu conhecimento, pacientes dizem que precisam procurar a rede pública de saúde, mesmo pagando assistência médica particular. Em nosso Estado, foi constado pela imprensa que na área de ortopedia e traumatologia quem tem alguma fratura precisa fazer um “tour” por hospitais e clínicas da Capital até conseguir ser atendido

Acredito que MS é mais um estado, com procedimentos absurdos nos planos de saúde em nosso País, onde o objetivo é arrecadar o máximo e gastar o mínimo possível. Realmente, não se pode deixar de condenar tal fato, que parece está sendo ilusão achar que os planos prestam serviços de qualidade. Além de custarem caro, muitas vezes negam o atendimento quando o cidadão mais precisa. Isso nos faz refletir ainda mais, que mesmo com o planos de Saúde, pacientes dependem do SUS, plano este que parece estar compensando melhor?

Como Jornalista, Deputado no qual exerço o cargo de membro da Comissão de Saúde da Assembléia legislativa de Mato Grosso do Sul, mas principalmente como cidadão como qualquer outro, que trabalha e luta a cada dia para se ter uma saúde um pouco mais digna, que indiscutivelmente esta situação é sem dúvida um verdadeiro crime, que deveria ser observado pelo Ministério da Saúde.

Encerro minhas palavras dizendo que saúde é essencial na vida do ser humano. A população não pode mais sofrer com o caos na saúde. Quem precisa de médicos e assistência tem de buscar pelo serviço.


Que Deus os abençoem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário