quarta-feira, 14 de abril de 2010

Vandalismo em escola pública

Tenho me chocado com vários casos que fico sabendo de vandalismo causado por alunos em escolas públicas de Mato Grosso do Sul. Um caso recente aconteceu no último domingo (11), em Sidrolândia, na Escola Estadual Professora Catarina de Abreu, onde três crianças invadiram o local e depredaram as salas da direção e dos professores.

Os meninos têm 8, 9 e 10 anos de idade. Um deles foi flagrado ainda dentro da escola, na tarde de domingo, e acabou dizendo que os outros dois haviam participado da invasão.

O promotor da cidade intimou os pais dos alunos a repassar explicações sobre o fato, mas acredito que alguma pessoa maior de idade tenha participado de todo esse “enredo”.

Se essa moda pega, muitos pais vão dançar e eu acho que é realmente isso que tem que acontecer, afinal, os pais precisam manter uma maior vigilância sobre os filhos, saber com quem eles estão andando.

Foram destruídos documentos e móveis de três salas de ensino da escola, que passou por reformas e nem sequer foi inaugurada oficialmente, apesar das aulas já terem iniciado. Segundo o diretor da escola, José Mauro Ferreira, a inauguração estava marcada para 5 de março, mas o governador não pode ir.

As crianças não levaram nada do estabelecimento de ensino, mas consumiram doces da cantina, picharam várias salas, mural, banheiro feminino e jogaram vários materiais educativos no chão. Eles tentaram atear fogo na cantina, mas o fato não foi consumado.

Por serem menores de idade, os garotos não podem pagar medidas sócio-educativas, mas os pais serão responsabilizados criminalmente.

Faço aqui um alerta aos pais: “vigiem seus filhos e se presenciarem comportamentos rebeldes neles, podem ter certeza que eles podem estar sendo ‘incitados’ por marmanjos”.

Lastimável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário