quinta-feira, 22 de abril de 2010

Projeto beneficiando hospitais filantrópicos

Após me reunir com representantes da Febesul (Federação das Instituições Filantrópicas e Beneficentes do Estado de Mato Grosso do Sul), na sexta-feira (16), apresentei projeto de lei, na sessão desta quinta-feira (22), autorizando o governo a conceder auxílio financeiro aos hospitais filantrópicos e santas casas do estado.

Pelo projeto, o governo deverá destinar um auxílio financeiro mensal a esses hospitais para o pagamento de despesas decorrentes de energia elétrica, água tratada e utilização do serviço público de coleta de esgoto, mediante convênios a serem firmados através da Setas (Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social).

Quero conscientizar o governo sobre a necessidade de conceder o auxílio financeiro, tendo em vista o importante papel social e humano que os hospitais filantrópicos e santas casas desempenham no estado, frente às dificuldades financeiras nos desempenhos de suas atividades.

Em conversa com Ivandro Fonseca, diretor administrativo da Maternidade Cândido Mariano, fiquei sabendo que muitos hospitais do estado não tem como pagar dívidas de água e energia, pois os valores são exorbitantes. Esses mesmos estabelecimentos de saúde são responsáveis por 63% das internações em Mato Grosso do Sul.

Segundo a Febesul, no estado de Goiás já existe um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a incluir no Orçamento o custeio dessas despesas. Caso o projeto se transforme em lei, o benefício seria revertido no primeiro momento à aquisição de medicamentos, materiais, reforma dos prédios etc.

Em Mato Grosso do Sul, conforme Eliezer Soares Branquinho, presidente da Febesul, existem 25 instituições filantrópicas ligadas à entidade. Ele enfatiza que de cada R$ 100 gastos com pacientes, o SUS (Sistema Único de Saúde) cobre apenas R$ 60.

Além da alta dos medicamentos, existem os custos com funcionários. É imprescindível que o governo aprove o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário