terça-feira, 28 de agosto de 2018

Medidas para recuperar e salvar o Rio Figueirão


Reunião com o prefeito de Figueirão Rogério Rosalin

Apresentei na Assembleia Legislativa uma Indicação solicitando ao Governo do Estado para que sejam adotadas ações prioritárias de recuperação do Rio Figueirão.

O rio que banha o município de Figueirão passa por um processo avançado de assoreamento e desaparecimento de peixes em diversos pontos dos 100 km de extensão. O cenário é assustador. Visitei a região na semana passada e conferi que se algo não for realizado, em pouco tempo, teremos o fim de um rio que tem mais areia do que água e que, mesmo assim, é de uma grande importância  para o município.  

A solicitação será encaminhada para Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Elias Verruck, e para o Diretor Presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), Ricardo Éboli Gonçalves Ferreira.

Defendo que haja uma união entre os governos do Estado e Federal com a Prefeitura de Figueirão para recuperar o rio. O trabalho do Governo do Estado tem sido de recuperar as áreas degradadas e pela utilização racional das águas dos nossos rios, sempre pensando na conservação do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável. A população de Figueirão sabe que o rio está condenado a desaparecer, então é preciso unir as forças para uma ação imediata com o objetivo de evitar o fim trágico do rio Figueirão.

Conforme moradores da região, o leito do Rio Figueirão teve aumento da quantidade de areia a partir da segunda metade dos anos 1970. O rio faz parte da bacia do Taquari que há anos passa por um processo de recuperação.

Vamos nos empenhar para que as histórias sobre o Rio Figueirão não sejam apenas de um passado, mas que as futuras gerações também possam aproveitar as águas do Figueirão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário