terça-feira, 14 de agosto de 2018

Projeto de Picarelli previne amputação de membros de pessoas com Diabetes



A diabetes continua como uma das principais doenças no país. E o mais grave: poucas pessoas sabem que tem diabetes e quando descobrem pode ser tarde demais.

Para se ter uma ideia da gravidade dessa questão, um levantamento da Sociedade Brasileira de Diabetes indica que existem, no Brasil, 14 milhões de pessoas com diabetes, mas 46% desconhecem que tem a doença.

Mais ainda: 70% dos procedimentos médicos para amputações no Brasil envolvem pessoas com diabetes. O mais comum é a amputação de pés de pessoas com diabetes em razão de má circulação sanguínea, perda da sensibilidade, inflamações e lesões mal tratadas.

Pensando em dar melhor qualidade de vida para essas pessoas e melhor amparo, apresentei nesta terça-feira na Assembleia Legislativa um projeto de Lei que cria o Programa Estadual de Prevenção, Cuidados e Saúde do Pé Diabético, com a finalidade de prevenir, diagnosticar e tratar os diversos tipos de lesões que o paciente diabético pode apresentar nos pés.

O objetivo é que as pessoas saibam onde encontrar tratamento, orientação e todo o serviço de autocuidado na rede pública do Estado para que não sofram pela falta de amparo e tenham apoio antes de qualquer complicação maior, pois a prevenção e o tratamento no estágio inicial ainda são as melhores formas de se cuidar da saúde.

O Projeto institui o serviço de Podologia na orientação sobre a importância do cuidado com os pés da pessoa que convive com o diabetes com a finalidade exclusivamente terapêutica.

O trabalho de profissionais da podologia permite que haja melhora no cuidado dos pés das pessoas com diabetes e reduz a possibilidade de amputações com simples recomendações e principalmente maior atenção à qualidade de vida dos pacientes.

E essa proposta moderniza uma Lei Estadual de 15 anos atrás que é de minha autoria, pois como a sociedade e os tratamentos na área da saúde evoluem, é necessário modernizar a Legislação para ser coerente com as demandas atuais. Essa Lei de 2003 estabeleceu a Política Estadual de Prevenção e AtençãoIntegral à Saúde da Pessoa com Diabetes.

A iniciativa agora é para aprimorar o tratamento com serviços mais modernos e intensificar a divulgação da prevenção com a afixação de cartazes informativos sobre o diabetes nos pontos de grande movimentação de pessoas em Mato Grosso do Sul.



Nenhum comentário:

Postar um comentário