quinta-feira, 5 de abril de 2018

Dia do Jornalista: AL REALIZA SESSÃO SOLENE PARA HOMENAGEAR PROFISSIONAIS DA NOTICIA DE MS


Antecedendo as comemorações ao Dia do Jornalista (7 de abril), a Assembleia Legislativa realiza na noite desta sexta-feira (6), a partir das 19 horas, a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Jornalístico “José Barbosa Rodrigues”, aos profissionais da notícia de Mato Grosso do Sul. A proposição da honraria, de minha autoria é destinada a homenagear personalidades que tenham prestado relevantes serviços à comunicação no Estado.

É indispensável essa justa homenagem aos profissionais da mídia, responsáveis por apurar fatos e levar as informações sobre os acontecimentos locais, regionais, nacionais e internacionais para as pessoas, de maneira ética e imparcial. Seja na rádio, na televisão, nos jornais impressos e nos veículos on-line, os profissionais da comunicação são os responsáveis por perpetuar os acontecimentos na história

Lei- Propositor da matéria, o PL que institui o ‘Dia do Jornalista’, a ser comemorado, anualmente, em 7 de abril foi apresentado por mim em agosto do ano passado. Com a publicação da Lei 5.087 no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 10 de novembro de 2017, a data passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado, com homenagens e entrega do prêmio que leva o nome “José Barbosa Rodrigues”, um grande professor, jornalista, escritor, historiador, empresário e diretor de um dos maiores grupos de comunicação que já existiram em Mato Grosso do Sul, o grupo Correio do Estado.

Como comunicador quero registrar que é uma satisfação ser propositor da sessão solene que celebra o Dia do Jornalista. O acesso à informação é uma das bases para a democracia e os jornalistas são os principais responsáveis por sustentá-lo e assegurá-lo. Trata-se de profissionais comprometidos em disseminar conhecimento com coragem e ética. E propor a homenagem com o nome do prêmio “ José Barbosa Rodrigues”, significa reconhecer o papel da imprensa e o compromisso com a história da comunicação em MS.

HISTÓRIA

José Barbosa Rodrigues começou no Jornal do Comércio como zelador, para complementar a renda de professor. Após escrever um artigo, ele chamou a atenção da direção do veículo de comunicação e recebeu o convite para ingressar no jornalismo, área que cresceu e se destacou. Sua contundência na escrita fez com que seus artigos no Jornal do Comércio ganhassem destaque.

Por isso, acabou convidado para trabalhar no Correio do Estado. Dois anos depois de contratado, o grupo que administrava o jornal manifestava o interesse em parar com as atividades e o jornalista enxergou uma nova oportunidade. Comprou a empresa e passou a ser o único dono. Com o apoio da família, administrou o Correio do Estado e fez o jornal crescer.

** SERÃO 16 JORNALISTAS HOMENAGEADOS COM MEDALHA DE MÉRITO JORNALÍSTICO**

HOMENAGEADOS

ALEXANDRE FRAGA;
ANTÔNIO JOÃO;
FernANDO SOARES; LUCIMAR COUTo
OTÁVIO INÁCIO
ADILSON VENÂNCIO
FAUSTO FERREIRA DE BRITES
CARLOS VOGES
BENEDITO DE PAULA
ENELVO FELINI
DIANA GAUNA
VALFRIDO SILVA
FABIANO GOMES DE ARRUDA SILVA
ADEMIR BATISTA DE OLIVEIRA
MANOEL AFONSO
JOEL SILVA
CLAUDIA GAIGHER


Nenhum comentário:

Postar um comentário