segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Uso de celulares é proibido em salas de aula

Com o progresso da tecnologia está cada vez mais difícil viver sem celular nos tempos atuais, principalmente nas grandes cidades. Mas será que sala de aula é lugar de celular?

Nas escolas de Campo Grande e do interior de Mato Grosso do Sul, pelo menos, não. É o que determina minha lei 2.807, de 18 de fevereiro de 2004, que proíbe o uso de aparelhos celulares em salas de aula, bem como em postos de gasolina, cinemas, teatros, bibliotecas, salas de concerto, audiências e conferências.

Entendo que adolescentes e celulares são praticamente inseparáveis, inclusive na escola. Mas, atender ao telefone celular, só no recreio ou nos intervalos.

Os alunos mesmo concordam que celular na classe atrapalha, principalmente porque desconcentra todo mundo. A atenção que estava no professor, caso o celular seja liberado em sala de aula, vai para pessoa que tem o aparelho tocado.

Com o surgimento de aparelhos modernos a um piscar de olhos, muitos professores reclamam que tem se tornado comum os alunos ficarem escutando música ou acessando a internet na hora da aula. O rendimento dos alunos acaba caindo, ressalta uma professora de escola estadual de Campo Grande, que preferiu não se identificar.

O maior desafio configurado atualmente numa sala de aula é o professor fazer com que o aluno preste atenção em um mundo em que os dispositivos tecnológicos, por um lado, facilitam o aprendizado, mas por outro lado têm um potencial dispersivo muito grande. Precisa haver conscientização de ambos os lados, principalmente do corpo discente.

Um comentário:

  1. A Paz irmão
    Sou professor e coordenador e estava lendo sua nota agora.
    Desculpe-me, mas é bem nítido que você está bem longe da sala de aula para ter essa opinião.
    O maior desafio do professor hoje é conseguir interagir com um aluno que não tem comida em casa (pelo menos nossos alunos aqui passam por isso), com um aluno que usa maconha e tenta passar para outros alunos, com um aluno que apanha do padastro quando não é molestado!, com um aluno desprezado pela própria mãe,...
    Quem derá nosso desafio fosse apenas levar a informação da maneira que o aluno aprendesse e aplicasse o conteúdo no seu dia a dia, ajudando-o a ser um cidadão crítico, honesto e útil para com a sociedade.
    Chega de jogar tudo em cima do corpo discente.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir