terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Orçamento: R$ 4 milhões para a Ferrosul


Apresentei emenda de R$ 4 milhões à Lei Diretrizes Orçamentárias, que prevê orçamento de R$ 9,3 bilhões em 2011, para a implantação da Ferrosul (Ferrovia da Integração Sul), que ligará os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul por meio de um sistema ferroviário.

No dia 18 de novembro do ano passado, entreguei aos governadores do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) carta de intenções em defesa da implantação da Ferrosul. André Puccinelli (PMDB), Roberto Requião (PMDB-PR), Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) e Yeda Crusius (PSDB-RS) receberam o documento.

Como Requião renunciou ao cargo neste ano, Orlando Pessuti assumiu o governo do Paraná em 1º de abril. Ele então sancionou a criação da Ferrosul, a partir da estrutura já existente da Ferroeste.

Assim, a estatal paranaense responsável por incentivar e acompanhar projetos, captar recursos e fiscalizar a construção de ferrovias, passa a ser uma empresa com a participação acionária dos quatro estados, aberta a investimentos públicos e privados.

Na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) tramita projeto que prevê autorização para Santa Catarina participar da composição acionária da Ferrosul. Minha emenda seria uma forma de o governo de Mato Grosso do Sul estar participando como acionista da ferrovia.

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), por meio de César Dias, chefe de gabinete da presidência, recentemente me encaminhou ofício parabenizando o esforço do Parlasul (Parlamento do Sul) na luta pela implantação da Ferrosul. A entidade que congrega as assembleias legislativas de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul é presidida por mim.

Na carta há informações sobre a importância do sistema ferroviário no processo de integração do Sul do país para a articulação do transporte Também é citada que a infraestrutura existente na região Sul é onerosa e insuficiente para dar conta dos altos volumes de importação e exportação.

Ainda de acordo com a carta, a expansão dos trilhos da Ferroeste, em bitola mista – larga e métrica – ligaria Guarapuava a Paranaguá, Cascavel a Maracaju, Cascavel a Foz do Iguaçu e Cantuquiriguaçu a Chapecó. Isso significaria a expansão ferroviária para o Rio Grande do Sul até o Porto de Rio Grande no processo de integração do sistema ferroviário.

Exército - O Exército brasileiro poderá reforçar as tropas de mão-de-obra para a construção da Ferrosul, que terá como base física a linha existente da Ferroeste e os novos trechos em projeto da empresa ligando os quatro estados.

Como aconteceu com a linha da Ferroeste, os militares seriam gestores da construção das linhas da Ferrosul, a fim de concluir as obras até 2013. Com previsão de somar 2,59 mil quilômetros, a empreitada deverá demandar investimentos entre US$ 4 bilhões e US$ 6 bilhões.

O sonho está se tornando realidade. A construção da Ferrosul significa mais investimentos para Mato Grosso do Sul, bem como uma expansão para o estado na questão de parceria com os três estados da região sul.

* Foto tirada em novembro do ano passado, quando entreguei carta de intenções para a implantação da Ferrosul aos governadores do Codesul.

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