quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Dia da Natureza: Leis de Picarelli tem destaque na proteção do meio ambiente no MS

No dia 04 de outubro é celebrado o dia Mundial da Natureza. E o trabalho do deputado estadual Mauricio Picarelli é um dos principais destaques no conjunto de leis do nosso Estado.

O foco de Picarelli é uma atuação para proteger o meio ambiente permitindo o desenvolvimento de atividades para geração de emprego e renda para a população. O deputado acredita que o desenvolvimento sustentável é um aliado à saúde e qualidade de vida para todos os habitantes.

Picarelli é autor da lei que proíbe a utilização de embalagens descartáveis espumadas, tendo como agente expansor o gás Clorofluorcarbono, conhecido como CFC. O agente é apontado como um dos responsáveis pelo aumento do buraco da camada de ozônio e provocando o efeito estufa

O deputado Picarelli também conseguiu a aprovação da Lei que proíbe o abate cruel de animais destinados ao consumo, evitando o sofrimento desnecessário de gado, aves, peixes e outras carnes. 

Duas leis de Picarelli tratam da questão do lixo nas cidades. É de autoria do deputado Picarelli a Lei que instituiu normas para a reciclagem, gerenciamento e destinação final do lixo tecnológico em Mato Grosso do Sul e outra que dá destinação adequada ao lixo hospitalar priorizando o combate às doenças transmitidas por materiais contaminados. 

Picarelli também teve a iniciativa de aprovar a lei que institui o Sistema de Avaliação Periódica de Exposição a Poluentes Tóxicos no Ar. O sistema possibilitou a criação de mecanismos capazes de avaliar e controlar a exposição de poluentes tóxicos no ar, com o objetivo de promover um crescimento ordenado e controlado, de fábricas e indústrias, em todos os municípios de Mato Grosso do Sul.

Para a zona rural, a contribuição de Picarelli está na criação do Certificado Ambiental da Propriedade Agrícola – Qualidade Agrícola. A Lei incentiva os produtores agrícolas a garantir que suas propriedades cumpram toda a legislação ambiental. O Qualidade Agrícola é um dispositivo que fortalece a execução da política estadual dos recursos naturais, no sentido de equilibrar ambientalmente a propriedade agrícola.

No setor de energia, Picarelli propôs a Lei que dá preferência à utilização de energia solar, na escolha do sistema de aquecimento de água e reaproveitamento de recursos hídricos nas unidades de habitação dos programas do Governo do Estado.  Além de reduzir os impactos ambientais provocados pelas usinas de geração de energia hidrelétrica, a medida traz economia para o consumidor. Recentemente Picarelli apresentou um novo projeto que prevê o uso da Energia solar e captação de água da chuva em moradias, escolas públicas e prédios do governo em Mato Grosso do Sul. Dessa forma haverá economia de água potável, pois o sistema de armazenamento de água da chuva vai atender à limpeza de salas e pátios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário