quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Teste do Minuto


Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) apontam que 85% das pessoas têm, tiveram ou vão ter um dia dores nas costas provocadas por problemas de coluna. Adolescentes, com faixa etária de 11 a 16 anos, são os mais prejudicados, pois geralmente ficam muito tempo à frente de computadores e não tem atenção na forma de sentar.

Em Mato Grosso do Sul, a lei 1.942, de 22 de janeiro de 1999, de minha autoria, instituiu a realização do Teste de Avaliação Ortopédica da Coluna, mais conhecido como Teste do Minuto, nas escolas públicas. Os testes devem ser realizados no início e término do ano letivo, a partir do momento em que os alunos ingressam nas escolas.

Atualmente, a grande incidência de problemas de desvio na coluna em alunos, na maior parte das vezes, é diagnosticada como escoliose infantil ou juvenil. Isso gera preocupação no Ministério da Saúde e até mesmo na classe médica especializada (ortopedistas).

Caso não haja identificação e correção do problema em tempo hábil, os alunos podem sofrer consequências graves. Se os problemas forem logo constatados, vícios de postura em carteiras escolares e excesso de peso de materiais escolares podem ser evitados.

O Teste do Minuto consiste numa avaliação ortopédica simples da coluna dos alunos que, ao ser realizado por profissionais habilitados, pode detectar problemas de má postura. Desta forma, poderão ser evitados futuros danos à saúde.

A má postura pode comprimir órgãos dificultando a respiração, o funcionamento digestivo e a circulação sanguínea, além de causar dores e ocasionar baixa qualidade de vida.

Todos os alunos das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul podem ser submetidos ao teste. Prevenção é sempre bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário