quinta-feira, 17 de junho de 2010

Homenagens em alusão à Semana da Cultura Japonesa

Nesta quinta-feira (17), entreguei medalhas de honra ao Mérito Legislativo ao empresário Elisberto Taíra e ao fundador da Afecetur (Associação da Feira Central e Turística), Edson Seitsi Arakaki. As homenagens alusivas à Semana da Cultura Japonesa no estado e ocorreram no Plenário da Assembleia Legislativa, quando os outros deputados da Casa também entregarão honrarias.

A instituição da Semana da Cultura Japonesa no estado aconteceu através da lei 3.882, de 20 de abril deste ano. Contudo, através de projeto de resolução apresentada à Assembleia Legislativa, ficou definida a data de 17 de junho para a realização de sessão solene para a entrega de honrarias a personalidades japonesas que se destacam em Mato Grosso do Sul.

O advogado Edson Seitsi Arakaki é casado com Elizabeth Rosa Leiria Arakaki e tem duas filhas: Letícia e Luana. Em 1997 ele fundou a Afecetur, contribuindo assim de forma ativa na transferência dos feirantes para o local onde hoje funciona a Feira Central, próximo à Explanada da Ferroviária.

O empresário Elisberto Taíra, 53 anos, é casado com Célia Tamasiro Taíra e pai de Maira e Marcel. Ele começou a trabalhar em 1974 na Auto Peças Rocket, depois foi diretor esportivo da AECNB (Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira) e em 1994 iniciou suas atividades na Feira Central da Capital com a Barraca do Taíra. Em 99 assumiu a presidência da Afecetur e no ano retrasado foi homenageado pelo Centenário da Imigração Japonesa no Brasil pela Câmara de Campo Grande.

Os descendentes de japoneses tem uma história muito bonita na construção de Campo Grande e trouxeram muitos benefícios ao estado, de uma maneira geral. Sua cultura é visível nas ruas e até na comida, afinal, quem nunca experimentou um sobá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário