Nesta quinta-feira (17), entreguei medalhas de honra ao Mérito Legislativo ao empresário Elisberto Taíra e ao fundador da Afecetur (Associação da Feira Central e Turística), Edson Seitsi Arakaki. As homenagens alusivas à Semana da Cultura Japonesa no estado e ocorreram no Plenário da Assembleia Legislativa, quando os outros deputados da Casa também entregarão honrarias.A instituição da Semana da Cultura Japonesa no estado aconteceu
através da lei 3.882, de 20 de abril deste ano. Contudo, através de projeto de resolução apresentada à Assembleia Legislativa, ficou definida a data de 17 de junho para a realização de sessão solene para a entrega de honrarias a personalidades japonesas que se destacam em Mato Grosso do Sul.O advogado Edson Seitsi Arakaki é casado com Elizabeth Rosa Leiria Arakaki e tem duas filhas: Letícia e Luana. Em 1997 ele fundou a Afecetur, contribuindo assim de forma ativa na transferência dos feirantes para o local onde hoje funciona a Feira Central, próximo à Explanada da Ferroviária.
O empresário Elisberto Taíra, 53 anos, é casado com Célia Tamasiro Taíra e pai de Maira e Marcel. Ele começou a trabalhar em 1974 na Auto Peças Rocket, depois foi diretor esportivo da AECNB (Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira) e em 1994 iniciou suas atividades na Feira Central da Capital com a Barraca do Taíra. Em 99 assumiu a presidência da Afecetur e no ano retrasado foi homenageado pelo Centenário da Imigração Japonesa no Brasil pela Câmara de Campo Grande.
Os descendentes de japoneses tem uma história muito bonita na construção de Campo Grande e trouxeram muitos benefícios ao estado, de uma maneira geral. Sua cultura é visível nas ruas e até na comida, afinal, quem nunca experimentou um sobá?
Nenhum comentário:
Postar um comentário