quinta-feira, 17 de junho de 2010

Ferrosul é realidade

O Exército brasileiro poderá reforçar as tropas de mão-de-obra para a construção da Ferrosul (Ferrovia da Integração do Sul), a bilionária ferrovia de bitola mista planejada para ligar os estados que integram o Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul): Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Com a minha ajuda, o projeto saiu do papel. Em novembro do ano passado, entreguei aos governadores do Codesul uma carta de intenções em defesa da implantação da Ferrosul.

Ainda de acordo com a carta, a expansão dos trilhos da Ferroeste ligaria Guarapuava a Paranaguá, Cascavel a Maracaju, Cascavel a Foz do Iguaçu e Cantuquiriguaçu a Chapecó. Isso significa a expansão ferroviária para o Rio Grande do Sul até o Porto de Rio Grande no processo de integração do sistema ferroviário.

A Ferrosul terá como base física a linha existente da Ferroeste e os novos trechos em projeto da empresa ligando os quatro estados. Do ponto de vista jurídico, a nova empresa será resultado da incorporação desses estados.

A Ferroeste, que deverá servir de base ao projeto, está elaborando um plano de trabalho com o Exército para fazer módulos de 50 quilômetros, o que permitirá construir vários ramais simultaneamente.

Como ocorreu com a linha da Ferroeste, os militares seriam gestores da construção das linhas da Ferrosul, a fim de concluir as obras até 2013. Com previsão de somar 2,59 mil quilômetros, a empreitada deverá demandar investimentos entre US$ 4 bilhões e US$ 6 bilhões.

O sonho está se tornando realidade. Viajaremos de trem por belas regiões até o litoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário