segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Aprovado projeto sobre atendimento emergencial em universidades

Em segunda votação, os deputados aprovaram na semana passada o Projeto de Lei 37/14, de minha autoria, que dispõe sobre a implantação de posto médico para atendimento emergencial e de primeiros socorros em instituições de ensino superior localizadas em Mato Grosso do Sul.

Eu apresentei a proposta em decorrência da morte de uma aluna em uma universidade da Capital que veio a óbito por falta de prestação do socorro emergencial do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Conforme a lei, o socorro deverá ser prestado por um profissional devidamente habilitado em atendimento pré-hospitalar e por um médico, consistindo em primeiros socorros e encaminhamento, se necessário, do paciente a UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e hospitais.

As universidades poderão contratar empresas particulares que prestam serviços de atendimento de urgência e emergência e de locomoção do paciente às UPAs e hospitais, para atendimento do público.

Muitos locais, inclusive shoppings de Campo Grande, já contam com posto médico e uma equipe de profissionais habilitados à prestação de atendimento pré-hospitalar, em casos de emergência. Assim, nada mais justo que se estender essa obrigatoriedade às instituições de ensino superior que contam com um fluxo significativo de alunos, durante todos os períodos.

Foto: Giuliano Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário