terça-feira, 18 de abril de 2017

Carona no transporte público : assédio sexual!




Muitas são as violências sexuais sofridas diariamente por uma mulher. O assédio é, historicamente, um dos crimes com mais subnotificação. Envergonhadas com a situação, muitas vítimas simplesmente não fazem o registro da ocorrência. Os dados mostram, porém, que as mulheres têm procurado cada vez mais...

Coisas do tipo não são incomuns em transportes públicos. Encoxadas, passadas de mão e outras coisas piores estão na lista de assédios sofridos pelas mulheres nos seus trajetos para casa, escola, trabalho e pra onde mais elas quiserem ir. São muitos os sentimentos que passam pela cabeça de uma mulher ao ser assediada: medo, tristeza, raiva, vergonha, desconforto e um pouco mais de medo. E se ela pega a mesma condução todo dia, esse drama piora.

A certeza da impunidade é tão grande que a maioria das mulheres sequer procura uma delegacia para denunciar a violação. Passar a mão, encoxar, entre outras situações dentro dos ônibus são crimes cometidos à revelia das estatísticas ou da própria Justiça. O assédio sexual no transporte público infelizmente ainda é invisível para a sociedade e para o Estado.

No Brasil, já chegou a níveis tão alarmantes que, em cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro foi necessário criar um vagão no metrô exclusivo para mulheres. E parece que, em Campo Grande, a história não será diferente. Só que por aqui teremos que criar uma frota de ônibus exclusivas para mulheres, já que aqui não temos metrô.

Só que segregar transporte público é sugerir que mulheres são culpadas pela própria sexualidade. O necessário é a punição de quem pratica o assédio. Durante o programa Picarelli com você mostramos situações em que mulheres . Este , infelizmente foi mais um caso que passou impune.
Casos de assédio precisam ser tratados como coisa séria. Não fique calada , grite! denuncie!

Nenhum comentário:

Postar um comentário